
Dizem por ai que o sorriso é o espelho da alma, e foi ele que me fez refletir, ou melhor, a sua extinção.
Não temos mais tempo para nada, e por incrível que pareça estamos também sem tempo, estamos desaprendendo a sorrir. Basta simplesmente que se saia na rua, e observe a expressão da grande parte das pessoas, parece que estão com raiva de tudo e de todos, que acordaram mal – humoradas, que na verdade queriam estar sozinhas.
Desacredito que não gostem mais de sorrir, que não sintam mais prazer em dar uma boa gargalhada, só então depois de conversas com pessoas que assim vivem é que pude então entender. Na verdade o que as pessoas tem é medo, medo de que outros cheguem perto e queiram roubar o que é seu, por isso encontram na seriedade da face uma maneira de intimidar, de fazerem com que os outros mantenham distância.
E eu em pouco tempo também comecei a viver assim, logo ouvir : “ – Ande na rua com a cara fechada, que assim os moleques, tem medo de encostar em você para roubar.” .Parece que o sorriso atrai.
E andava na rua como haviam me orientado, e com a expressão que cansa os músculos da face, até que fui surpreendida por duas pessoas que parece – me andar na contra mão.
Um domingo a noite foi a primeira vez que sair na rua a noite aqui, fui participar da missa, então primeira coisa que fiz ao sair na rua, fiz uma cara de séria, de mal e sair andando sem menos olhar para o lado, ao chegar na porta da igreja avistei uma senhora já idosa que parece ter aprendido com sua experiência a importância de um sorriso, e ao me aproximar dela não segurei, soltei um verdadeiro sorrido de quem tava sentindo falta de sorrir, e ela olhou –me e falou : - Que bom que você sorrio minha jovem, tava te observando e você vinha tão séria. Fiquei desmontada e retribui a gentileza com uma sorriso ainda mais profundo.
Outro dia mais uma vez, em uma das ruas mais movimentadas da cidade, andava com a pressa que parece já ser comum, e de novo com a cara de quem ta com medo de ser roubada, de quem ta insegura na rua, sem olhar para o lado, olhando apenas para frente e mesmo assim vendo poucas coisas e uma voz desta vez, pareceu vim me balançar “Minha jovem sorria, pois Jesus te ama.” Ao olhar era uma senhor, amolador de alicates, que passa todo o dia naquela calçada e com certeza já se deu conta da extinção de um verdadeiro sorriso. A minha reação foi sorrir, mas não conseguir falar nada aquele tão sábio senhor.
E refletindo me veio a cabeça a passagem do evangelho que nós diz “ Toda vez que deixarem de fazer a um dos meus, é a me que deixaram de fazer”.
E para terminar uso as palavras de Armandinho “ A paz de um sorriso pode desarmar uma guerra”. Sorrir também é um pouco de egoísmo, pós quem da recebe muito mais.
O sorriso é um alento p muitas pessoas ,o sorriso cura doenças da alma,esse pensamento é extremamente importante ,já que muitas vezes podamos o sorriso por alguma razão.Que as pessoas possam reconhecer esse remédio que aliás é gratuito.boa semana.que possamos estar sempre rindo!
ResponderExcluir